Eixos de atuação para o biênio 2023-2025:

1. AÇÕES DE LUTA E MOBILIZAÇÃO

  1. Ampliar a participação da base da categoria no Comitê de Mobilização docente da UFSCar e do IFSP / São Carlos.
  2. Consolidar as ações em conjunto com as demais entidades de categoria da UFSCar (Sintufscar, APG e DCE) e do IFSP / São Carlos.
  3. Consolidar o Comitê Multicampi de Lutas, formado pelas entidades de classe e estudantis da UFSCar, para propor ações conjuntas com vista à defesa da universidade pública, dos direitos de suas/seus servidoras/es e discentes, bem como na defesa do acesso e permanência de estudantes na Universidade.
  4. Participar de comitês e comissões de defesa e luta junto com entidades de universidades públicas do Estado de São Paulo (ADUNIFESP, ADUFABC, ADUNESP, ADUSP e ADUnicamp) e com outras associações e sindicatos docentes.
  5. Acompanhar, divulgar e promover debates sobre a carreira docente com vistas às mudanças que considerarmos necessárias.
  6. Acompanhar a administração da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) nos seus fóruns deliberativos.
  7. Defender a garantia de direitos das/os servidores públicos das IFES na reforma da previdência.
  8. Levar às instâncias representativas da categoria as demandas dos docentes do Magistério Superior (MS)  e EBTT para as mesas de negociações com o governo federal.
  9. No que se refere à carreira e aos salários, participar da luta pela recomposição salarial, tendo em conta as perdas acumuladas desde 2015.
  10. Defender os direitos de docentes EBTT, bem como lutar pela melhoria em suas condições de trabalho e de progressão na carreira, a partir do diálogo e do acolhimento das demandas da categoria.
  11. Garantir a segurança jurídica das manifestações organizadas pelas/os docentes da UFSCar e do IFSP /São Carlos.

2. FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL

  1. Fortalecimento da representação e participação sindical, por meio da realização de campanhas de filiação para aumentar o número de docentes associadas/os à ADUFSCar.
  2. Criar espaços de diálogo e escuta para as/os docentes, como fóruns e reuniões abertas, para que possam participar ativamente das decisões da entidade.
  3. Participar ativamente de movimentos e debates em defesa da autonomia universitária, garantindo a livre produção do conhecimento e a gestão democrática da instituição, com todas as entidades representativas da UFSCar e do IFSP.
  4. Promover campanhas de conscientização sobre a importância da educação pública e em defesa do financiamento adequado para as universidades e institutos federais.
  5. Buscar parcerias com outras entidades sindicais e instituições para promover intercâmbio de conhecimentos e experiências.
  6. Estimular a participação das/os docentes em atividades políticas, sociais e comunitárias, fortalecendo o engajamento e a voz da categoria na sociedade.
  7. Manter uma gestão transparente e responsável, prestando contas regularmente às/aos filiadas/os sobre as ações, recursos e decisões do sindicato.

3. VALORIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE PROGRESSÃO NA CARREIRA

  1. Participar das mesas de negociação gerais e setoriais, por meio de nossa representação nacional..
  2. Defender, junto ao Governo Federal, o estabelecimento de uma política de revisão salarial anual, com minimamente a reposição da inflação do ano anterior, garantindo que os vencimentos sejam compatíveis com a qualificação, experiência e responsabilidades da categoria.
  3. Lutar pelo aprimoramento dos critérios e os processos de progressão na carreira, especialmente em um momento em que grande parte do corpo docente atinge as condições de pleitear a titularidade.
  4. Realizar, na ADUFSCar, discussões relativas à campanha do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para o enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal, em intersecção com o eixo promoção da igualdade.
  5. Participar do CoGePe da UFSCar, levando as demandas da categoria.

4. EXCELÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

  1. Aprimorar o Jornal ADUFSCar, com a ampliação de seções temáticas e a maior participação de associadas/os como colaboradores.
  2.  Dar continuidade à produção do programa Saúde e Trabalho, em colaboração com a Rádio UFSCar, para debater questões relacionadas à saúde da comunidade universitária, em especial da categoria docente.
  3. Implementar o aplicativo para celulares da ADUFSCar, para facilitar o acesso a documentos digitais (como a Carteirinha de Associada/o) e agilizar o contato das associadas/os com a entidade.
  4. Consolidar a presença da ADUFSCar nas redes sociais, interagindo e engajando em pautas que mobilizam e na divulgação das notícias da entidade.
  5. Intensificar o envio de informações via whatsapp, com a criação de listas de transmissão específicas.
  6. Intensificar a produção de conteúdos para as plataformas Youtube, Instagram, Flickr e Spotify.

5. AMPLIAÇÃO DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE

  1. Ampliar a participação de associadas/os no Comitê de Promoção da Igualdade da ADUFSCar.
  2. Intensificar o apoio e a promoção de rodas de conversa de mulheres em todas as sedes.
  3. Promover ações de formação política e sindical para mulheres, com o objetivo de atrair a participação das professoras da UFSCar e do IFSP / São Carlos.
  4. Criar os meios para implementar a paridade de gênero nas instâncias executivas e deliberativas da ADUFSCar, com a revisão do Estatuto da entidade.
  5. Lutar pela paridade de gênero na Administração e nos Conselhos da UFSCar e do IFSP/São Carlos.
  6. Desenvolver parcerias com grupos e/ou núcleos de estudos das relações étnico-raciais para a promoção e o apoio a políticas de equidade racial desenvolvidas na UFSCar e no IFSP/Campus São Carlos.
  7. Realizar atividades de aproximação e acolhimento de demandas de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+,  negras/os e pessoas com deficiência associadas/os da ADUFSCar.
  8. Garantir a presença da ADUFSCar nas instâncias consultivas e deliberativas da gestão da Universidade que discutem e deliberam sobre políticas de cotas nos concursos docentes, levando a posição da entidade em favor da reparação de distorções de gênero e raça/etnia.

6. CUIDADOS COM A SAÚDE FÍSICA E MENTAL

  1. Incentivar a participação das/os docentes no Comitê de Saúde da ADUFSCar, inclusive na comissão de Acompanhamento dos Planos de Saúde, garantindo amplo acompanhamento e discussão no que diz respeito às sinistralidades, contratos e reajustes.
  2. Participar das discussões da CASM, exigindo que seja realizado pela UFSCar e IFSP um mapeamento das condições de saúde mental das/os docentes para subsidiar a construção e a implementação de ações de atenção integral à comunidade, proporcionando maior atenção às questões de saúde mental da categoria docente.
  3. Fortalecer a Roda de Conversa de Mulheres e ampliar as ações voltadas à Saúde da Mulher nos aspectos biopsicossociais, em todas as sedes, buscando estabelecer, por meio de atividades de extensão, parcerias com laboratórios que já tem um olhar ampliado para essa população.
  4. Elaborar, juntamente com o Comitê de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas, uma cartilha reunindo informações sobre saúde e os direitos da pessoa idosa, baseada nas recomendações do Ministério da Saúde, em especial na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

7. POLÍTICAS PARA APOSENTADAS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS

  1. Demandar e colaborar na construção e implementação de uma Política da UFSCar para Professores Seniores, que inclua uma revisão e avanços na normativa interna, na melhoria das condições de trabalho, no ressarcimento pecuniário pelo seu trabalho e em sua inserção em parte das atividades desenvolvidas pelas unidades executivas da instituição.
  2. Demandar e colaborar na inserção da categoria nos planos sindicais de lutas. No caso, algumas propostas merecem atenção, como a reativação do Auxílio-Permanência para os Professores Seniores, ao longo do período de sua colaboração ao programa.
  3. Participar da Câmara Técnica do CoGePe, criada a partir da demanda apresentada pela ADUFSCar.
  4. Promover ações e eventos no âmbito da campanha APOSENTADA/O É MAIS, especialmente organizada para aposentadas/os e pensionistas.

8. AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO: CULTURA E PRODUÇÃO E CONHECIMENTO

  1. Realizar eventos culturais e de socialização, tais como os ” botecos ADUFSCar” e as festas juninas e de final de ano.
  2. Promover a divulgação e a exposição da produção artística, cultural e intelectual de docentes associadas/os nas sedes da ADUFSCar.
  3. Dar continuidade ao aperfeiçoamento da comunicação da ADUFSCar com as/os docentes para divulgar as atividades e eventos do sindicato, mantendo as/os associadas/os informadas/os sobre as ações e eventos realizados.
  4. Promover eventos e encontros temáticos que sejam relevantes para as/os docentes, tais como palestras e debates sobre questões atuais e desafios enfrentados pela classe docente.
  5. Ampliar o leque de convênios e benefícios da ADUFSCar nas cidades em que atua.
  6. Promover campanhas de filiação, destacando a importância da ADUFSCar na defesa dos direitos e interesses dos docentes.
  7. Criar um canal de feedback e sugestões aberto às/aos filiados para que possam expressar suas opiniões, críticas e ideias, tornando a ADUFSCar ainda mais democrática e transparente em suas ações

Venha conhecer a Mais ADUFSCar!

Faça seu cadastro