Chapa 1: Diretoria

Fernanda Castelano Rodrigues

(Presidenta)

  • (DL/CECH/São Carlos)

“Em 2019, participei da fundação do movimento Mais ADUFSCar porque sabíamos que as/os docentes da UFSCar e do IFSP/São Carlos merecíamos uma ADUFSCar democrática e atuante, em permanente diálogo com a categoria e capaz de compreender e propor ações que de fato melhorassem as condições de trabalho e de vida de suas/seus associadas/os. Em 2021, assumi a presidência da ADUFSCar e juntamente com colegas de Diretoria comprometidas/os, pudemos executar as propostas do nosso programa para o biênio 2021-2023 e comprovar que estávamos certas/os: a ADUFSCar podia ser mais e agora é! Aproximamos a nossa entidade das/os professoras/es e demonstramos que é assim que deve atuar uma Diretoria: com seriedade, transparência, democracia e disposição para a luta!”

Cheguei à UFSCar em 2008. Sou professora da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas no Departamento de Letras. Fiz graduação, mestrado e doutorado em Letras na USP de São Paulo, pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e também tenho uma especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pela CLACSO. Participei do projeto de criação e fui a primeira diretora do Instituto de Línguas da UFSCar. Fui representante da categoria docente como membro titular e suplente do ConsUni por três mandatos e atualmente sou titular no CoACE. Fui chefe do Departamento de Letras entre 2012-2013 e em 2021. Também sou tutora do PET Usina de Reflexão. Defendo um modelo de universidade pública, gratuita, democrática, laica, diversa, inclusiva e solidária.

Marcos de Oliveira Soares

(Vice-presidente)

  • (DGTH/CCHB/Sorocaba)

“Defendo que os problemas concretos da categoria docente da UFSCar (condições de trabalho, saúde física e mental, progressão na carreira, combate ao assédio moral e sexual, impacto da pandemia no ensino, na pesquisa e na extensão dentre outros) sejam considerados urgentes para a ação da diretoria da ADUFSCar. Atuamos com esses princípios na direção da ADUFSCar nesses últimos dois anos, e seguiremos assim. Mantendo e ampliando o diálogo com a categoria e, democraticamente, propondo políticas sindicais que possam manter e ampliar os nossos direitos.!”

Sou professor no curso de licenciatura em Geografia desde 2013, mestre em Geociências (Unicamp 2004), doutor em Geografia Humana (USP 2011). Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores), membro do grupo de estudos  CaPEGeo Lívia de Oliveira – Cartografia, pesquisa e ensino de Geografia, coordenador de área do PIBID no projeto de Geografia (edital 2020-2022) e docente orientador do programa Residência Pedagógica (edital 2022-2024) Na graduação atuo nas disciplinas de ensino de Geografia como as Práticas de Ensino, Didática, Estrutura e funcionamento da educação brasileira, Educação e meio ambiente, Metodologia e prática de ensino em Geografia e Geografia Escolar. Estive na coordenação do curso de Geografia entre 2018 e 2022. Entendo que os princípios de um sindicalismo combativo e de luta, como sua autonomia e independência frente aos partidos políticos, governos e patrões (gestão central) são questões de prática sindical e não de retórica.

Paula Regina M. Silva Serrão

(1ª. Tesoureira)

  • (DFisio/CCBS/São Carlos)

“E foi por essa razão que me uni mais uma vez à chapa Mais ADUFSCar por defender um sindicato que represente efetivamente seus docentes, por meio da construção coletiva com seus associados e com ampla representatividade. Precisamos manter a Adufscar atuante, em defesa da democracia, garantindo o diálogo e os direitos dos docentes.”

Sou docente do do Departamento de Fisioterapia desde 2014. Na verdade, faço parte da comunidade UFSCar, desde 2002, quando ingressei como aluna no Curso de Fisioterapia, e por aqui fiz toda minha formação acadêmica. Além de docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia, sou membro da Comissão Permanente de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde, e representante dos Docentes Adjuntos junto ao CONSUNI. Ao longo de todo o meu percurso dentro dessa Universidade, sempre prezei pelas ações democráticas e de equidade. 

Luiz Antonio Tonin

(2º Tesoureiro)

  • (DEP/CCET/São Carlos)

“Participo do movimento Mais Adufscar desde 2019, quando ingressei como docente na UFSCar. Acredito que a UFSCar e o IFSP/São Carlos são capazes de construir um movimento sindical democrático, dialógico e presente na luta por melhores condições de vida no trabalho e fora dele. A Chapa Mais ADUFSCar é mais representatividade, é mais diversidade e é mais transparência!”

Sou professor adjunto na Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia da Produção e atuo na área de Trabalho e Tecnologia, atualmente sou pesquisador do Laboratório de Ergonomia, Simulação e Projeto de Situações produtivas. Minha formação é em Engenharia de Produção, da graduação ao doutorado, na UFSCar. 

Andre Farias de Moura

(1º Secretário)

  • (DQ/CCET/São Carlos)

“Precisamos atuar, como entidade sindical, junto às administrações da UFSCar e do IFSP/São Carlos para mapear os gargalos que estão causando o represamento de docentes e negociar formas de acessibilizar a todas/os as/os docentes uma progressão de carreira justa.”

Sou docente no Departamento de Química da UFSCar (campus São Carlos) desde 2006, onde também obtive o título de Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFSCar) em 2004, depois de ter concluído o Bacharelado em Química no IQ-USP em 1999. Desenvolvo pesquisa e oriento alunos de graduação e pós-graduação em projetos voltados para o estudo computacional de novos materiais funcionais. Coordenei diversas atividades de extensão de cunho social ao longo destes 17 anos e fui tutor do grupo PET-Química no período de 2014 a 2020. Fui Coordenador do PPGQ/UFSCar no período de 2021 a 2023, durante o período mais crítico da pandemia. Como Coordenador de um PPG consolidado, de excelência e com toda a infraestrutura do DQ/UFSCar, pude ver de perto que ainda há docentes (eu inclusive) que não conseguem atingir o topo da carreira no tempo mínimo previsto, o que me faz pensar como as questões de progressão de carreira devem estar complicadas nos campi e centros novos. 

Nataly Lopes

(2ª. Secretária)

  • (DCNME/CCA/Araras)

“Em minha atuação na diretoria da ADUFSCar, espero poder representar o campus Araras, de modo a levantar nossas pautas, além de representar as necessidades das/os professoras/es que possuem jornadas paralelas para incluírem filhos e familiares que necessitam de cuidados.”

Sou professora adjunta no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação – DCNME da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, campus Araras. Atuo principalmente nos cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia, além do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta instituição. Fiz o doutorado em educação para as ciências pelo programa de pós-graduação em educação para as ciências da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, instituição pela qual também defendi minha dissertação de mestrado na mesma área. Sou graduada em licenciatura em física, pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS-unesp (2007). Como docente atuo nas disciplinas referentes ao ensino de ciências, como Metodologia e Prática de Ensino de Física, Estágio Supervisionado e Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências. Desenvolvo pesquisas em ensino de ciências de acordo com a educação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, voltado aos debates de questões sociocientíficas em uma perspectiva crítica, em atenção às questões de raça, trabalho e gênero. Sou líder do grupo de pesquisa “Educação em Ciências e Matemática no contexto CTS”. Sou mãe do Gustavo e estive em licença maternidade entre março de setembro de 2018. 

Venha conhecer a Mais ADUFSCar!

Faça seu cadastro