Chapa 1: Representantes.

Fabiana Cotrim

(Representante do Campus Lagoa do Sino)

  • (CCN/Lagoa do Sino)

“Quero ser representante das/os docentes de Lagoa do Sino para defender suas pautas no âmbito de nossa entidade sindical!

Sou docente adjunta na UFSCar – campus Lagoa do Sino na área de Matemática, alocada no Centro de Ciências da Natureza, desde 2011. Sou bacharel (2008) e licenciada (2010) em Matemática pela UFSCar – São Carlos, mestre (2011) em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSCar e doutora (2022) em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP, na linha de formação de professores com foco no conhecimento do professor de matemática que atua na Educação Superior. Atuo nas áreas de formação de professores e ensino de Matemática com direcionamentos a discussões acerca do conhecimento profissional do professor que ensina Matemática. 

Klínger Ciríaco

(Representante do Campus São Carlos)

  • (DTPP/CECH/São Carlos)

“Ser Mais ADUFSCar significa termos novos ares na entidade, que caminha para ser ainda mais inclusiva!

Sou professor Adjunto no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), desde 2019. Sou Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – UNESP, campus de Presidente Prudente-SP, com Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – ULisboa, Portugal. Lidero o grupo MANCALA – ‘Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente’ (CNPq/UFSCar). É docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa ‘Educação em Ciências e Matemática’ e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, atuando na linha de pesquisa ‘Formação de Professores e Currículo’. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus Três Lagoas. 

Marco Antonio dos Santos Farias

(Representante do Campus Araras)

  • (DTAiSeR/CCA/Araras)

“Sou Mais ADUFSCAR porque prezo pela transparência e boa comunicação.”

Sou professor adjunto na Universidade Federal de São Carlos (CCA), campus de Araras, desde 2022, no Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR). Fui professor na UFAM por seis anos, de 2016 a 2022. Sou graduado em Química (bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (2008), mestre em Físico-Química na área de Eletroquímica e Quimiometria (2011), e doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos na área de Quimiometria, com aplicação de métodos Quimiométricos, como calibração e resolução multivariada de curvas, para determinação de polimorfismo em fármacos (2015). Minhas áreas de pesquisa são Planejamento de Experimentos, Otimização de modelos, Eletroquímica associada a ferramentas Quimiométricas, especialmente em Calibração Multivariada. 

Aluisio Finazzi Porto

(Representante do Campus Sorocaba)

  • (DGTH/CCHB/Sorocaba)

“Sou Mais ADUFSCar porque quero autonomia universitária, carreira do magistério e integração entre as categorias!

Sou professor associado no Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades, Campus Sorocaba desde 2015. Sou graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP (1990), mestre em Administração Pública e Governo, com ênfase em Urbanismo e Gestão Local pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP (2000) e doutor em Ciências Sociais, com ênfase em Urbanismo e Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP (2009). Trabalho com temas da área de Administração Pública, Agroecologia, Cultura, Educação, Esportes, Turismo, Juventude e Democracia Participativa, com ênfase em Planejamento Estratégico, levantamento, pesquisa, avaliação e análise de dados, capacitação, instrutoria e consultoria. 

Marcelo de Godoy Domingues

(Representante dos docentes EBTT)

  • (IFSP - São Carlos)

“Para mim, o IFSP Mais ADUFSCar é igual Mais direitos e representação!”

Sou professor de Filosofia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Câmpus São Carlos desde 2016, atuando no Ensino Médio Integrado e na Especialização em Educação – Ciência, Tecnologia e Sociedade. Doutorando em educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFSP (2019). Sou licenciado (2002) e bacharel (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2009) e especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Cândido Mendes (2013). Também tenho experiência como professor de Filosofia e Sociologia nas redes municipal, estadual, federal e particular, e pesquisas na área de Sociologia, Filosofia, Ensino e Educação com ênfase em Histórias em Quadrinhos, Educação Profissional e Tecnológica, e Ensino Médio Integrado.

João Alberto Camarotto

(Representantes das/os aposentadas/os e pensionistas)

  • (DEP/CCET/São Carlos)

“Quero continuar colaborando com a Chapa Mais ADUFSCar, especialmente na Câmara Técnica para aposentadas/os e pensionistas da PROGEPE!”

Sou professor Titular da Universidade Federal de São Carlos e docente Sênior do Departamento de Engenharia da Produção, desde 2018, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1976), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Realizei pós-doutorado em Engenharia Industrial na Universidade Politécnica de Madrid (2006). Atuo nas áreas de Ergonomia, Projeto do Trabalho e Projeto de Unidades Produtivas. 

Francisco José Alves – Chiquinho

  • (DEP/CCET/São Carlos)

“Participo da chapa Mais ADUFSCar porque aposentados/as e pensionistas somam mais!”

Sou professor aposentado do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Atuei nas áreas de Economia do Trabalho, Economia Rural e Políticas Públicas.

Venha conhecer a Mais ADUFSCar!

Faça seu cadastro